Guardiões de Reputação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

De onde vem uma crise?

De onde vem uma crise?
Ana Flavia Bello Rodrigues
mai. 5 - 3 min de leitura
000

Antes de entendermos de onde vêm as crises, suas principais causas, é importante conceituar o que é considerado uma crise.

Segundo o ICM (Institute of Crisis Management- USA), uma crise corporativa é provocada por qualquer problema ou disrupção da ordem normal dos negócios que provoque reações negativas dos públicos em torno desta organização (clientes, colaboradores, acionistas, comunidade, entre outros). Se estas reações tiverem potencial para impactar a reputação desta organização, suas finanças ou mesmo a continuidade de seus negócios pode-se dizer que a organização está enfrentando uma crise.

Embora muitos acreditem que as crises acontecem de repente, estudos internacionais mostram que grande parte das crises que afetam a reputação de organizações dão sinais durante muito tempo antes de eclodir.

Segundo o mesmo instituto (ICM, 2019), apenas 27% das crises corporativas mapeadas por eles no mundo aconteceram repentinamente em 2019, enquanto os demais 73% foram efeito de problemas que já estavam latentes. Ou seja, já havia "fumaça".

As causas de uma crise podem ser das mais diversas. De ataques cibernéticos a acidentes ambientais, passando por discriminação e fraudes corporativas.

Nem sempre a causa é externa. De fato, a maior parte das crises acontece por erros de gestão dentro da própria organização. De maneira figurada, pelos gestores não terem conseguido identificar uma "fumaça" em tempo, por acreditarem que não havia fogo por trás da fumaça, por não terem conseguido apagar o fogo adequadamente ou simplesmente por terem "fechado os olhos" para a fumaça, seja em função de outras prioridades, por falta de orçamento ou talvez por puro descaso.

Em pesquisa do ICM, as três principais causas ou categorias de crises em 2019 no mundo foram erros de gestão (20%), assédio sexual (16%) e ataques cibernéticos (13%).

O gráfico a seguir, compilado pela consultoria IMCR Com (www.imcr.com.br) a partir da pesquisa do ICM (2019) mosta a evolução destas causas entre os anos de 2017 e 2019.

Ao analisarmos as variações de 2019 em relação ao ano anterior observa-se principalmente um grande aumento das crises por motivos de assédio sexual. Analisando os dois últimos anos, destaca-se o grande aumento dos ataques cibernéticos como causa de crises corporativas.

Em 2020 esta análise terá uma grande mudança em função da crise em decorrência da pandemia do Coronavírus, impactando praticamente todas as organizações pelo mundo. Até então epidemias e pandemias não estavam consideradas pelo ICM como uma categoria em si.

Para quem quiser acesso ao arquivo completo do ICM Annual Crisis Report for 2019, aqui está o site do Instituto: crisisconsultant.com

O que achou deste tema? Deixe seus comentários aqui. Vamos conversar.

<a href="https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/projeto">Projeto vetor criado por freepik - br.freepik.com</a>

 

 

 

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você